Quer achar o quê?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um novo conceito em rádio: SulAmérica Trânsito 92,1 FM


Felipe começou nos contando que a rádio surgiu porque havia uma vontade de se criar uma rádio customizada e também um desejo de reforçar a marca do seguro SulAmérica Auto em São Paulo. Assim, em 2007, uma parceria entre a família Sanzone (dona da Rádio Metropolitana Paulista, de Mogi das Cruzes), a MPM Propaganda, a seguradora SulAmérica e o Grupo Bandeirantes garantiu o nascimento da Rádio SulAmérica Trânsito – 92,1 FM. O primeiro entrou com a concessão; o segundo elaborou a idéia; o terceiro entrou com a marca e o capital; o quarto entrou com a credibilidade jornalística.
Assista abaixo o video que a MPM criou para informar que a rádio seria lançada:



A idéia de associar a marca SulAmérica ao próprio nome da emissora de rádio é conhecido como marketing de conteúdo. E foi exatamente o que a agencia MPM propôs para seguradora. Agregando informação de interesse do consumidor, a SulAmérica quis entrar na vida dele de forma integrada, interessante e emocionante, em vez de tentar marcar presença com um comercial que, em muitos casos, é ignorado. Dessa forma, todos nós fixamos a marca da SulAmérica não só através da publicidade tradicional, mas também graças ao seu conteúdo informativo. O mais legal é que a marca consegue conversar sem problemas mesmo com quem não é cliente da empresa. Aliás, esse ‘não-cliente’ certamente passou a associar a marca à coisas positivas, eficientes e de credibilidade.
O objetivo da rádio não é somente informar quais rotas congestionadas, mas também dar alternativas de caminho às pessoas. A idéia é transmitir isso com uma linguagem harmônica e passando a informação com precisão, responsabilidade e informalidade. A programação, de 6 às 22h, é composta por informações de trânsito e boletins ao vivo das ruas de São Paulo. De 22 às 6h, a rádio tem também seleção musical e boletins de trânsito relevantes para o horário. Os grandes corredores estão cobertos o tempo todo, mas, principalmente nos horários de rush na cidade.
O Felipe nos contou que, para isso, a rádio conta com uma equipe composta por 7 ancoras, 9 repórteres, 13 pessoas que ficam na retaguarda e até um helicóptero. A equipe percorre cerca de 2000 km por dia para fazer a cobertura do trânsito.
O maior desafio que a 92,1 FM enfrenta é o de cobrir todos acontecimentos em uma cidade como São Paulo que tem 11 milhões de habitantes e 6,5 milhões de veículos circulando. Para se ter uma idéia do quão desafiante isso é, a média de congestionamento na capital é de 150km diariamente (de 2a a 6a).
O que é interessante na rádio é que o ouvinte pode contribuir com informações entrando em contato com a SulAmérica através de portal de voz, e-mail, SMS, twitter (@rstnoar) e através do link ‘fale conosco’ do site. No total, são de 3 mil a 5 mil ouvintes por dia e, assim, a rádio recebe cerca de 1000 SMS e 1000 e-mails por dia.


A comunicação sempre foi feita de forma bem humorada, no começo MPM Propaganda e atualmente pela NBS. Desde seu lançamento, em fevereiro de 2007, a SulAmérica investiu em ações de comunicação para divulgar o benefício exclusivo do Seguro Auto. Foram veiculados comerciais de televisão, anúncios nos principais jornais e revistas 
de São Paulo, outdoors e relógios de rua.



Ainda em 2007, a Sulamérica aproveitou as datas comemorativas para sua comunicação. Anúncios bem humorados auxiliaram o paulistano a ‘encontrar o papa’ e a ‘desviar de George W. Bush’. Usou anúncios de oportunidade também durante o feriado de Corpus Christi e o dia da Parada Gay.








A atual campanha ‘’Se aborrecer pra que?’’ é assinada pela NBS e o interessante é que esse slogan virou até um Trending Topic Brasil do twitter há pouco tempo. Isso significa que as pessoas se identificaram com a campanha e com o bom humor presente nela e passaram até a usar a frase em seu dia-a-dia. Vale lembrar que essa campanha é de toda a Sulamérica, e não só da rádio.
Atualmente, a Rádio SulAmérica Trânsito é líder de audiência entre as rádios jornalísticas nos horários de pico do trânsito entre os ouvintes que estão no carro. O ibope chega a 25mil/minuto, com picos de 45mil/min. À tarde/noite é quando a rádio tem mais ouvintes. Para a SulAmérica, esta audiência garante o aumento do seu share of mind e, consequentemente, das vendas de seguro de automóvel na capital.


Depois de nos contar tudo sobre a rádio, o Felipe resolveu que iríamos conversar e pediu para o pessoal fazer perguntas. Muitas perguntas foram feitas e, dentre elas, destacamos as 3 mais intessantes. Abaixo está a pergunta e o vídeo com a resposta que ele deu:

1- Pelo portal de voz as pessoas conseguem acessar as informações deixadas por outros ouvintes?



2- Vocês tem ideia de no futuro crescer muito ao ponto de fragmentar a radio em trânsito da zona leste, zona sul etc?



3- Como funciona a fonte de receitas de vocês? Vocês tem espaço publicitário?




obs: A palestra foi transmitida em tempo real pelo twitter @th4ispaiotti

Postado por: Grupo 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário