
Quem poderia imaginar que pouco mais de 150 anos após Maxwell demonstrar, teoricamente, a possível existência das ondas eletromagnéticas, estaríamos na era digital, na qual com apenas um clique podemos nos conectar a qualquer lugar do mundo? O fato é que em menos de um século a tecnologia deu um grande salto.
Em 1920 a humanidade estava na "Era do Rádio". Noticiários, novelas, músicas e programas de auditório eram transmitidos para o público através das emissoras de rádio. O apogeu do rádio como veículo de comunicação em massa foi a década de 30, época em que grandes emissoras apareceram pelo Brasil e pelo mundo tornando o veículo bastante popular.
Das transmissões de voz para as transmissões de imagens foi um "pulo", quando em 1926 foram realizadas as primeiras transmissões de imagens e já em 1936 foi criada em Londres a estação de TV da BBC. Apesar das primeiras emissões de imagens terem sido feitas na década de 20, a televisão passou a ser popular apenas na década de 50.
De 1950 até os dias de hoje os aparelhos de TV só se aprimoraram e cada vez mais emissoras foram surgindo, com transmissões via satélite e aparelhos com altíssima qualidade de som e imagem. Atualmente a televisão é o principal instrumento de comunicação em massa.
Com o surgimento da internet e sua popularização em 1990 o mundo passou a estar conectado 100% do tempo, foram criados browsers de navegação como o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox. O surgimento acelerado de provedores e portais de serviços online contribuiu para que a internet tomasse cada vez mais espaço, uma vez que hoje é usada por pessoas de todo o mundo, de diferentes faixas etárias, cultura e classes sociais.
Com tantas mudanças estamos vivendo a "Era Digital", na qual todos estão sempre online. É possível acessar a internet de qualquer lugar através de Ipads, Iphones, smartphones, laptops, notebooks, entre outros. A criação de um novo aparelho já se tornou muito comum, assim podemos estar sempre conectados com o mundo. Um aparelho que hoje é de última geração, daqui a seis meses será ultrapassado. A evolução tecnológica não para e por isso os profissionais que trabalham com comunicação buscam associar diversas mídias para conseguir atingir com mais eficácia o público que desejam.
Todos os dias milhares de informações são passadas para nós através de diversos meios de comunicação; são banners, outdoors, celulares, internet, televisão, rádio e outros que estão em contato conosco no dia-a-dia. Por isso, nosso cérebro seleciona e armazena apenas informações que nos interessam ou que nos chamam mais atenção, o que faz com que, para as marcas, seja um grande desafio chamar atenção de seu público-alvo.
Para conseguir a atenção dos consumidores as empresas buscam interagir com eles através de diversas plataformas. Will Prestes, que trabalha com marcas de televisão na área digital, em uma palestra no dia 19 de abril de 2010 na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, deu vários exemplos de como uma marca pode falar com seus consumidores de forma criativa e eficaz.
Will deu exemplos de seriados que fizeram promoção através de plataformas como Twitter e SMS, e obtiveram um retorno melhor do que o esperado. Atualmente as marcas não podem ficar restritas a apenas um ou dois meios de comunicação, para se destacar é preciso estar atento ao que os consumidores utilizam como meio de comunicação e fazer ações simultâneas, que sejam diferenciadas, em diferentes plataformas, pois só assim a marca se destacará, atingirá e conquistará seu público-alvo.
Veja mais sobre as marcas na Era Digital nos vídeos da palestra de Will Prestes.
Parte 1
Parte 2

.jpg)