Quer achar o quê?

domingo, 11 de abril de 2010

TV Digital

A Tradicional televisão como instrumento de inovação.
Por Alessandro Trimarco, Felipe Erick, Mariana Migliano, Luiz Fernando Modolo e Ricardo Morandini,

Na última segunda feira (05/04/2010) recebemos Salustiano Fagundes, empresário e presidente da HXD e da Hirix, para a realização da palestra;
”TV Digital : Convergência e Interatividade”.

A origem da televisão se deu na década de 50, a partir de um modelo derivado do radio, veículo mais presente da época. Mas, foi só na década de 80 que se começou uma profunda mudança tecnológica, com a transposição do som e da imagem em um único formato binário, para que na década de 90 ocorresse o surgimento de padrões.

No século XXI, começou a Revolução digital, com a estréia da TV Digital em São Paulo. Hoje, estamos na época da entrega de entretenimento, de conteúdo agregado. Entregar diversão, entretenimento e informação, será uma atividade cada vez mais rentável, e é exatamente por isso que a TV Digital está se adaptando.
O número de usuários de internet no país cresceu e nos tornamos o país onde o usuário passa mais tempo na web. Estamos criando novos hábitos de consumo,simultâneo e em diversas mídias e multimeios.
Temos no Brasil, uma nova classe média em ascensão, a classe CD, que recebe até 10 salários mínimos e que tem grande significância para o mercado do país.


Dados:
- 76% do consumo
- 69% dos cartões de credito
- 86% dos internautas
- 72% dos celulares


Esta classe é uma classe aspirante, que gosta de ter as últimas tendências da moda, mesmo que para isso precise juntar muito dinheiro ou comprar coisas falsificadas.
Pensando neste contexto, a TV Digital passaria para o patamar de TV Interativa, trazendo soluções que vão além da experiência da tela. Juntando 3D e várias possibilidades de criar extensão de conteúdo, possibilidade de compra de produtos imediata e relacionamento com outros consumidores, a TV interativa se torna um novo modelo de mídia, que explora muitas possibilidades, que agradam tanto ao consumidor, que tem mais acesso à escolha do que vai assistir e de como vai desfrutar de seu entretenimento, como aos anunciantes, que ganham novos horizontes para divulgar seus produtos e serviços de maneira inusitada. O que pode se tornar uma realidade nos próximos anos, visto a maneira como a informação e os produtos tem se tornado de mais fácil acesso para camadas com menos capital nas sociedades, isso revela um novo mercado a ser investino e analisado.
E ai entra em contexto a HXD Interactive TV. Inaugurada no ano de 2007, ano das primeiras transmissões digitais no Brasil. A empresa nasceu do estudo da fabricante do software Hirix, que identificou uma oportunidade nesse mercado nascente, o que em 2010 possa ser uma realidade cadê vez mais próxima.

"Quando vimos o potencial da TV digital no Brasil, decidimos montar a empresa", diz Salustiano Fagundes, presidente da HXD e da Hirix, que ainda ponderou sobre essa tendência “A HXD Interactive Television pode ainda não estar na Bolsa de Valores, mas as expectativas e apostas são bastante altas.’’


Nenhum comentário:

Postar um comentário