No dia 22/03/2010, Cristiane Higashi foi à ESPM, mais precisamente à aula de “Abordagens Contemporâneas da Comunicação Mercadológica”, discorrer sobre as principais tendências de abordagens de comunicação no cenário atual. Em uma apresentação muito interessante, regada de exemplos de casos de sucesso e dados numéricos sobre o mercado, a palestrante nos mostrou um panorama da comunicação atual, baseada no princípio do “Onde está Wally?”.
Segundo Cristiane, vivemos em uma sociedade na qual somos bombardeados constantemente por marcas e serviços, que por sua vez viram canais de comunicação e utilizam, cada vez mais, mídias alternativas para fazer com que a mensagem chame a atenção do consumidor, isso em meio a outros bilhões de estímulos. Este fato acarretou em grandes conflitos: investir em Broadcast ou em Narrowcast? Expandir ou segmentar? Qual a melhor maneira de fazer com que a mensagem seja comunicada de uma maneira eficaz?
Na era das redes sociais (em que as pessoas passam mais de 6 horas por dia conectadas) e da Nomofobia (síndrome daqueles que sofrem por dependência de seus celulares), como conversar com estas pessoas?
A resposta para Cristiane Higashi é o mercado mobile.
Com 174 milhões de brasileiros possuidores de aparelhos celulares ( 80% pré pago e 20% pós pago),acessíveis e cada vez mais modernos, serviços portáteis, móveis e novas tecnologias sendo desenvolvidas o mercado mobile possui grande potencial de atingir os consumidores de maneira mais direta, seja por SMS, Mobile Site, Bluetooth, Java, Voz, MMS ou SIM card.
Em um mercado cada vez mais exigente, cabe ao comunicador adequar as novas tecnologias para realizar uma comunicação eficaz que se adapte ao consumidor, zelando para que a mensagem não se torne invasiva e passe despercebida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário