Quer achar o quê?

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tv Digital, A era da Interatividade

Desde o início de sua história no Brasil a televisão sofreu diversas transformações: Nos anos 50, em virtude do alto preço do aparelho, seu uso era restrito às classes altas e durante a programação havia alguns improvisos, principalmente, com os programas ao vivo.

Ao longo do tempo, e com grande investimento por parte das grandes empresas, a TV deixou de ser apenas um meio de entretenimento e tornou-se também um forte aliado para a comunicação, com veiculação dos mais diversos comerciais e notícias de interesse geral e até hoje a sua penetração é mais significativa que outros meios de comunicação.

A partir de dezembro de 2007, teve início no Brasil a TV Digital, e a expectativa é que até 2014 todos os municípios recebam o sinal e em 2016 deverá acontecer o apagão, quando o sinal analógico deixará de ser transmitido.

Essa evolução trará novas possibilidades de comunicação e interatividade para as empresas que desejam mais interação com seus consumidores e deve ser determinante na história do aparelho que em 60 anos, não sofreu grandes mudanças tecnológicas, quando se fala em modos de transmissão.

No Brasil está sendo implementado o sistema ISDB-T, desenvolvido pelos japoneses, porém aprimorado por estudiosos brasileiros, o padrão de compressão de vídeo tornou-se mais adequado e foi desenvolvido um novo middleware, o Ginga.

O Ginga diferencia-se por ser aberto, ou seja, qualquer pessoa ou empresa é capaz de codificar o middleware; ele opera no sistema royalt free. Além disso, por meio dele é possível entregar diferentes conteúdos digitais para diversos públicos, simultaneamente. Em algum tempo o consumidor será capaz de interagir com o conteúdo apenas com o controle remoto, tornando a relação entre o telespectador e a emissora mais efetiva.

Atenta a esse movimento de inovação, foi criada a HXD, a empresa que tem por objetivo criar novas tecnologias que possibilitem a interatividade, e a torne uma nova e importante ferramenta de marketing.


Já foram realizados alguns projetos pilotos para a Caixa Econômica Federal, em que o telespectador pode consultar seu FGTS utilizando a televisão (Veja o exemplo abaixo). Também foram feitos projetos para a Rede Globo que até então só era possível acessar seu conteúdo através do site da emissora.

Essa nova ferramenta acarretará em uma profunda alteração no sistema de TV, mudando a sua infra-estrutura, o pensamento de todos que integram essa cadeia produtiva e o modelo de negócio que conhecemos atualmente. Caberá aos gestores aproveitar a oportunidade que está surgindo com a nova tecnologia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário